A experiência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na área de monitoramento agrícola com uso de satélites será apresentada para técnicos da América Latina durante o Worskhop AmeriGEOSS, que acontece na Colômbia, entre 7 e 10 junho.
Durante a capacitação, realizada com a colaboração da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),o técnico Divino Figueiredo,da gerência de Geotecnologia (Geote) da Companhia, apresentará a experiência brasileira no uso do sistema GLAM (Global Agriculture Monitoring), utilizado há três anos pela Conab no monitoramento como ferramenta de apoio para estimativa da produção agrícola brasileira.
Desenvolvido e implementado pela Universidade de Maryland (UMD), a pedido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o GLAM é alimentado com imagens de satélites da Agência Americana de Administração Nacional Aeronáutica e do Espaço (NASA). A Conab utiliza essa ferramenta para analisar a situação das lavouras em diferentes anos-safra. O sistema permite identificar anomalias e diferentes níveis de desenvolvimento, entre outras características das culturas.
O evento é promovido pelo Group on Earth Observations (GEO), responsável pela iniciativa do Monitoramento Agrícola Global (GEOGLAM) do G20, grupo formado por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países mais desenvolvidos do mundo, mais a União Europeia, e resulta de uma grande preocupação da comunidade internacional com temas relativos a abastecimento e segurança alimentar.
O GEOGLAM trabalha em nível mundial com foco em quatro produtos: soja, milho, arroz e trigo e a Conab é o representante brasileiro entre os países participantes. O objetivo do trabalho é reforçar a capacidade da comunidade internacional para produzir e disseminar previsões relevantes, oportunas e precisas da produção agrícola em escalas nacional, regional e global.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB