Brasília (28/04/2016) – A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado Federal, promoveu audiência pública na manhã desta quinta-feira, (28/04), para tratar da crise dos suinocultores de Santa Catarina. Com o aumento do preço do milho – principal componente da ração e responsável por cerca de 60% dos custos de produção – o segmento tem enfrentando grandes prejuízos. O assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Ayres, participou do encontro representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).
Durante a audiência, foi apresentado o cenário econômico da cadeia produtiva da suinocultura e discutidas medidas emergenciais de amparo à atividade, em Santa Catarina. Dentre elas, o aumento da venda de milho balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o escoamento da produção do grão de regiões ofertantes para o estado e a desoneração tributária para aquisição do insumo.
O milho é o principal componente da alimentação de suínos e a alta do preço do grão tem inviabilizado a atividade. Segundo a presidente da CRA, senadora Ana Amélia, o suinocultor tem pressa. “Os animais precisam comer e, se não comerem, vão morrer, resultando em consequências no bolso do suinocultor, que vai parar de produzir”.
Para Victor Ayres, “o histórico de preços e custos da suinocultura aponta para uma crise cíclica, que ocorre geralmente a cada 4 anos. A última foi em 2012. Apesar de serem importantes e necessárias as discussões acerca de medidas emergenciais, os atores devem também valer-se do momento para elaborar medidas de longo prazo, mais pragmáticas e de maior longevidade”, defende.
A CRA ficou de receber e organizar propostas e apresentar ao Poder Executivo, além de pedir urgência na adoção de medidas, como a isenção de PIS e Cofins na importação de milho e a redução de ICMS na comercialização do produto.
Assessoria de Comunicação CNA / Com informações da Agência Senado
Telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br
https://twitter.com/canaldoprodutor
https://www.facebook.com/canaldoprodutor
Fonte: Canal do Produtor