Brasília (23/11/2017) – O alto custo do frete da navegação por cabotagem, entre portos do mesmo país, foi debatido em reunião da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta quinta (23), em Brasília.
Na ocasião, o consultor da CNA, Luiz Antonio Fayet, afirmou que o custo do transporte de cargas entre os portos brasileiros chega a ser de sete a dez vezes mais caro que a de longo curso (para fora do país).
“Se eu carrego um navio do Norte até o Recife, por exemplo, o valor do frete vai ser semelhante ao custo para transportar um produto até Xangai. O nosso maior problema é a legislação brasileira, que trava a competitividade”.
Fayet enfatizou ainda, que além do alto custo do frete, o Brasil não explora os 8 mil quilômetros de costa marítima devido ao excesso de tributos. “Precisamos de isonomia tributária com longo curso, mudança na legislação, liberdade de investimento e competição, mecanismos de transição e regulação racional e rigorosa”.
A situação do modal hidroviário também foi assunto da reunião. A assessora técnica Elisangela Pereira Lopes explicou que o escoamento dos produtos agropecuários pelas hidrovias é mais barato do que pelas rodovias, mas a falta de infraestrutura reduz a movimentação desse transporte.
“O país precisa de investimentos para desobstrução dos rios (dragagem), construção de barragens e eclusas (elevador que usa a força da água para permitir a passagem das embarcações pelas hidrelétricas.)”.
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Fonte: Canal do Produtor