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COMERCIALIZAÇÃO DA SOJA

Com colheitadeiras a todo vapor nas lavouras, a safra recorde de soja no Brasil, de mais de 100 milhões de toneladas, está praticamente consolidada. A comercialização, no entanto, não acompanha esse ritmo. Enquanto nessa mesma época, no ano passado, os produtores já tinham comprometido 60% da produção, nesse ano esse número está próximo de 45%. Com o passar do tempo, toda essa soja inevitavelmente vai entrar no mercado. A preocupação é que os preços, que começam a dar sinais de queda, possam sofrer pressões negativas.

O analista de mercado Camilo Motter, da Granoeste, explica que o ritmo mais lento na comercialização brasileira, somado à boa demanda pela oleaginosa no mercado internacional, tinha ajudado a segurar o bushel acima dos US$ 10 em Chicago até a semana passada. Nos últimos dias, no entanto, com a expectativa de que mais produto entre no mercado, o preço já caiu para a casa de US$ 9,80 o bushel.

- Chega uma hora que os compromissos vão chegando, apesar dos preços internos mais fracos, pressão negativa do câmbio e o produtor vende – aponta.

Motter esclarece que hoje o principal aspecto em relação à cotação para o produtor brasileiro (abaixo de R$ 60 neste dia 28 de março no Paraná) é o câmbio. Nessa mesma época, em 2016, a soja estava US$ 9,10 o bushel, mas o dólar valia R$ 3,65. Hoje, o dólar está próximo da casa dos R$ 3,10 a R$ 3,15, o que diminui o prêmio na conversão para a moeda brasileira.

- Em 2016, os importadores tinham vindo buscar produto na América do Sul e havia expectativa de mais sobra de estoque nos Estados Unidos – esclarece.

- Nesse ano, como o produtor brasileiro reteve e importadores buscaram mais volume nos Estados Unidos, nós temos os fundamentos que formam o preço completamente diferentes – completa.

Fonte: Gazeta do Povo



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