As plantadeiras começam a trabalhar no Rio Grande do Sul. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (29/10), a estimativa é de que o plantio atingiu 130 mil hectares – em torno de 3% do total previsto – ritmo mais acelerado que no ano passado, quando nesta mesma época a semeadura chegava a 1%, em condições climáticas muito semelhantes com as atuais. Segundo os técnicos da Emater, esse percentual poderia ser maior não fosse o excesso de umidade registrado nos últimos dias nas regiões norte e noroeste – principal área produtora da leguminosa.
- Essa umidade impossibilitou os trabalhos prévios à semeadura, como a dessecação de pastagens e outras coberturas verdes. Com a melhora das condições, os produtores deverão acelerar o processo nas próximas semanas – relatam os técnicos.
MILHO CHEGA A 70% DA ÁREA
Em relação ao milho, as plantações seguem com excelente desenvolvimento vegetativo no estado, favorecidos pelas altas temperaturas e a boa umidade presente no solo. No momento se intensifica a fase reprodutiva, com 6% das lavouras em floração e 1% já em enchimento de grãos.
- Os agricultores estão complementando os tratos culturais com controle de ervas e aplicação de nitrogênio em cobertura nos milharais. Embora tenha sido constatada uma maior incidência de pragas nas lavouras, os danos não chegaram a atingir o nível econômico – destaca o relatório.
Na última semana, o plantio alcançou 70% da área prevista para este ano, contra os 64% registrados anteriormente, conforme informa a Emater.