Começou a colheita da cana-de-açúcar na região centro-sul. Em São Paulo, principal produtor do país, o clima ajudou e os agricultores esperam colher mais do que no ano passado. O produtor Marcelo Ravagnane, de Batatais, colheu 27,5 mil toneladas de cana na safra passada. Neste ano ele espera colher 5% a mais por hectare.
As usinas começaram a colheita de cana com boa perspectiva de moagem. De acordo com a ÚNICA – União das Indústrias de Cana-de-Açúcar – a previsão é que a região centro-sul tenha um crescimento de 5% em comparação a safra passada.
A ÚNICA prevê que a colheita da cana fique entre 610 e 630 milhões de toneladas nesta safra. O clima deve continuar favorável, o que colabora com a colheita no período de pico de moagem, entre os meses de julho e setembro.
O diretor de usina Antonio Eduardo Tonielo Filho espera produzir 10% a mais este ano. Ele diz que o setor continua apostando no álcool, mas por conta dos bons preços pagos no mercado internacional, a fabricação de açúcar vai aumentar.
“O ano passado também a gente produziu bastante etanol em relação ao outro ano, que o preço também estava muito bom, e continua. Então a previsão nossa é produzir um pouco mais de açúcar nessa safra por causa da estimativa mundial de déficit que tá tendo na produção do mundo. Países como Índia, Tailândia, China e União Europeia diminuíram suas produções. E o Brasil vai praticamente aumentar em 10% a produção de açúcar em relação ao ano passado.”
A ÚNICA prevê que as usinas da região centro-sul vão produzir 27 bilhões de litros de etanol e 34 milhões de toneladas de açúcar nesta safra.
Fonte: G1
Fonte: Canal do Produtor