Fazendeiros decidiram se unir para evitar furtos de gado, maquinários e defensivos agrícolas em Catalão, no sudeste de Goiás. Eles doaram computadores, GPS e até um drone para a Polícia Militar, que passou a fazer um mapeamento das propriedades e montou uma estratégia para combater as ações criminosas.
De acordo com o produtor rural João Antônio Faria, a sensação de insegurança assusta a todos, por isso, eles decidiram tomar a iniciativa.
- Quando anoitecia a gente se trancava dentro de casa, mas permanecia atento a qualquer movimento estranho que a gente percebia dentro da propriedade – contou.
Com os equipamentos doados, os policiais militares conseguem ver, do alto, toda a extensão das terras, as estradas de acesso e as áreas de mata, normalmente usadas como esconderijo pelos assaltantes.
- São locais bem escondidos, de difícil acesso, então o drone facilita bastante, pois ele nos possibilita uma visão aérea – disse o cabo Mesquita.
Os policiais também fazem visitas nas fazendas, onde tiram fotos do gado, dos maquinários agrícolas e dos registros dos animais. Em um aras, por exemplo, existem cavalos avaliados em até R$ 250 mil. Em outras fazendas, algumas máquinas agrícolas são avaliadas em R$ 1 milhão.
Fonte: G1 – GO