Na última sexta-feira (29) o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou que os produtores de soja de Mato Grosso aceleraram os trabalhos de colheita aproveitando o bom tempo. Em Lucas do Rio Verde segundo o Sindicato Rural o processo de colheita também está avançado.
De acordo com o presidente do Sindicato, Carlos Simon, para quem plantou há 60 dias, está correndo contra o tempo para conseguir realizar a colheita.
- Infelizmente a chuva dos últimos dias tem prejudicado o trabalho e se os produtores não aproveitarem os dias de sol poderão ter prejuízos – afirmou o presidente.
Dados do Imea apontam que a colheita de soja alcançou na semana passada 8,2 por cento do total plantado no Estado, em Lucas a média está entre 10 e 12% do plantio já colhido.
Simon contou que devido à instabilidade do clima e a demora em realizar o plantio, há produtores que estão colhendo até menos de 30 sacos de 60 kg por hectare.
- Como há muitos produtores colhendo, ainda é difícil dizer se será um ano positivo, porém esperamos que ao menos ninguém fique no prejuízo – declarou o presidente.
Fonte: MT Agora