A colheita do milho mato-grossense para a safra 2018/19 apresentou avanços tímidos em grande parte das regiões do estado na última semana, algo comum de ser visto no final do período de colheita, aponta balanço do Instituto de Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (05).
Dessa forma, o estado já alcançou 97,71% das áreas já colhidas, o que representa uma evolução de 3,81% se comparado à semana anterior. Por uma óptica regional, as regiões médio-norte e norte seguem na vanguarda, exibindo 99,74% e 99,05%, respectivamente, das áreas colhidas até o momento, ao passo que as regiões sudeste e centro-sul estão um pouco atrás em relação às demais regiões, porém, 17,73% e 7,66% , maiores se comparado ao mesmo período da safra anterior, respectivamente.
Com isso, a produtividade apresentou uma leve queda, mas se destaca como sendo a maior da série histórica. Visto que as condições climáticas não devem apresentar grandes alterações na próxima semana, é esperado os trabalhos a campo avancem para a reta final.