Responsável por 6% da produção nacional de milho, o Rio Grande do Sul deve ter aumento na produção do grão para este ano. Durante a cerimônia oficial de abertura da colheita do grão, realizada na cidade de Santo Ângelo, o Secretário da Agricultura projetou uma safra maior na temporada 2018/19, com 5,63 milhões de toneladas.
Em comparação com 2017/2018, a produção brasileira deve subir de 82 milhões para 96 milhões de toneladas nesta safra, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Estado é responsável por 6% da produção nacional de cereal no país. De acordo com a Emater, o Rio Grande do Sul deve colher 31,5 milhões de toneladas de grãos em 2019, injetando R$ 34,2 bilhões na economia. A produção mais expressiva, porém, é a do milho.
Também presente ao evento de abertura, o vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, explicou que a implantação da irrigação em lavouras de pequeno porte diminuiria o déficit estadual de consumo de milho. Hoje, os gaúchos produzem 5 milhões de toneladas, enquanto consomem 6 milhões.
Fonte: DATAGRO