Produtores de Porto Xavier estão envolvidos na colheita do abacaxi, que acontece com maior intensidade neste mês de janeiro e segue até maio. As famílias Bratz e Dieminger, de Linha São Carlos, dedicam cinco hectares ao cultivo da fruta, sendo que devem ser colhidas em torno de 100 mil unidades apenas na metade da área que está em produção. Os preços obtidos pelas frutas variam entre R$ 2,50 e R$ 3,30 a unidade, dependendo do tamanho.
A colheita na propriedade foi acompanhada, nesta quinta-feira (07/01), pelo engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Odair José Puhl, e pelo assistente técnico regional de Sistemas de Produção Vegetal, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione.
A comercialização está ocorrendo principalmente em supermercados do município e da região, em especial nos municípios de Santo Cristo, Santa Rosa e Santo Ângelo, além da venda direta para consumidores na propriedade ou nas ruas de Porto Xavier. Puhl explica que existe atualmente 36 produtores que se dedicam à fruticultura no município, destes, três cultivam abacaxi.
Já o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de produção vegetal, Gilmar Francisco Vione, observa que a cultura do abacaxi aos poucos vem se expandindo na região, sendo ?mais uma alternativa de renda em áreas de microclimas que não têm grandes problemas com geadas?. Atualmente na região são cultivados de forma comercial 21 hectares da fruta, envolvendo 52 famílias de agricultores.
Fonte: Emater- RS