O momento tão esperado chegou. O trabalho agora é com as colheitadeiras, que correm contra o tempo para concluir mais uma etapa da produção. Pequenos produtores rurais começaram a colheita de soja nas propriedades, localizadas no PA (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista. A previsão é que sejam colhidas cerca de 27 mil sacas de soja nesta primeira safra. Atualmente a soja é considerada um dos atrativos do setor agrícola de Roraima.
A produção em pequena escala foi possível com o incentivo do Governo do Estado, por meio do Programa Soja Familiar, que pela primeira vez deu a oportunidade a pequenos agricultores de produzirem um dos grãos que mais se adaptou ao solo roraimense.
O Governo investiu cerca R$400 mil no programa, que é desenvolvido em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e cerca de 30 produtores foram beneficiados nesta primeira etapa. Cada um teve o direito a plantar a soja em 20 hectares nas propriedades, totalizando 600 hectares de terra.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilzimar Barbosa, destaca o desafio de desenvolver o programa.
- O Governo do Estado está empenhado em dar uma qualidade de vida melhor para os pequenos produtores. Vimos que a área é propícia para o plantio de soja e eles acreditaram no nosso trabalho. Está aí o resultado, uma grão de qualidade sendo colhido nos lotes desses agricultores – afirmou Barbosa.
A primeira propriedade a receber a colheitadeira foi do seu Euripes Rosa. Para o agricultor, que mora há mais de 10 no PA, é a realização de um sonho antigo.
- É uma emoção muito grande ver o resultado desse programa. O incentivo veio do Governo e casou com a nossa ideia. A gente vai participar da história de desenvolvimento do estado na produção de soja – comemorou Euripes Rosa.
O técnico agropecuário da Seapa, Hitler Horta, destaca o compromisso que todos para o sucesso do Programa Soja Familiar.
- Nós acompanhamos todos esses agricultores desde o início do programa. Preparamos a terra, plantamos a semente, fizemos o controle de pragas, tiramos dúvidas e todos os dias. É uma cultura que não pode dar errado, do contrário desanda a produção. O emprenho dos agricultores é muito importante para termos um grão de qualidade – explicou, informando que o trabalho continua com a colheita em outras propriedades.
A proposta do Governo do Estado é ampliar o programa na próxima etapa e beneficiar mais produtores do PA Nova Amazônia. O encerramento da colheita da colheita da soja no PA Nova Amazônia está programado para o dia 3 de outubro, com a realização de um Dia de Campo, com a presença da governadora Suely Campos.
Fonte: BV News – Boa Vista