Os sojicultores da Argentina estão aproveitando os momentos de bom clima para acelerar a colheita da safra 2016/2017. É a avaliação divulgada nesta semana pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Nas estimativas da instituição, o trabalho de campo avançou 8,2 pontos percentuais em relação à semana passada e chegou a 74,7% da área considerada apta para ser colhida.
“Em que pese as interrupções provocadas por sucessivas tempestades, as colhedoras avançam rapidamente, aproveitando as janelas de bom clima”, avalia, em seu Panorama Agrícola Semanal.
De acordo com a Bolsa de Cereais, os argentinos plantaram 19,2 milhões de hectares som soja na atual temporada. Perdas foram contabilizadas em 1,15 milhão, restando 18,05 milhões de hectares em condições de colheita. Até agora, as máquinas percorreram 13,47 milhões de hectares e retiraram do campo 44,33 milhões de toneladas do grão.
A produtividade média da área colhida é de 3,28 toneladas (54,8 sacas) por hectare. Com base nesses números, a Bolsa manteve sua estimativa de produção para o país em 57,5 milhões de toneladas de soja na atual safra.
O relatório semanal alerta, no entanto, para a possibilidade de retorno das chuvas em algumas regiões nos próximos dias. A depender da intensidade, há risco de perdas na produção ainda a ser colhida.
“Para os próximos dias, estão previstas chuvas de intensidade variável sobre o sul e o leste da região agrícola que podem continuar a estender a colheita da área ainda em pé e afetar a qualidade do produto. Em paralelo, as regiões central e norte devem ter chuva de baixa intensidade, permitindo retomar o trabalho de colheita”, diz.
Fonte: Globo Rural
A notícia Colheita de soja chega a 74% da área na Argentina apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP