drone_portal

COLHEITA DE MILHO AVANÇA PARA 21% DA ÁREA NO RS

Temperaturas elevadas e intensa luminosidade nas regiões produtoras de milho no Rio Grande do Sul nesta semana favoreceram o desenvolvimento das lavouras e a colheita do grão. Segundo a Emater, 21% da área foi colhida. As produtividades têm superado as expectativas iniciais dos produtores. Na região de Ijuí, por exemplo, o rendimento está acima dos 10 toneladas por hectare.
No caso da soja, as lavouras plantadas com variedades de ciclo precoce no nordeste do Rio Grande do Sul estão em fase de maturação e devem começar a ser colhidas nos próximos dias. A Emater prevê para essas localidades produtividades entre 2,43 e 2,7 toneladas por hectare – acima da média de cerca de 2 toneladas por hectare registrada nos últimos cinco anos na região.
De forma geral, 42% das lavouras de soja estão em floração e 19% em fase de formação de vagem e o clima passa a ser decisivo para a produtividade. Segundo relatório da Emater, o aspecto das lavouras é bom. No que se refere ao arroz, as lavouras se encontram predominantemente em estágio vegetativo (70%) e floração (22%).
Na região da Campanha, lavouras em fase reprodutiva têm apresentado cachos menores que o padrão desejado, o que pode afetar o rendimento final.
"Além dos prejuízos causados pelo atraso no plantio, os tratos culturais – como a aplicação de fertilizante de cobertura e os tratos para controle de invasoras e de pragas e moléstias – também ficaram prejudicados, fazendo com que os problemas se acumulassem", informa o relatório.
Fonte: Estadão Conteudo

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.