Na região Sul de Santa Catarina, onde, cidades como Urussanga, que registrou 0,5ºC nesta semana, a colheita da banana foi antecipada como prevenção contra os efeitos negativos causados pelo frio. A região é a segunda maior produtora da fruta no estado.
- Se essa previsão de frio ainda mais intenso vier a se confirmar, vai queimar a banana, os cachos da banana. Então, eu antecipei o corte – explica o agricultor Aldo Zanin.
O produtor é morador de Siderópolis e tem experiência quanto aos problemas que o frio intenso pode trazer para a lavoura. Há 15 anos. uma forte geada destruiu toda a plantação de banana dele.
- Foi um prejuízo incalculável. Bastante grande – conta.
Mesmo com o adiantamento da colheita, segundo a Epagri/Ciram, os prejuízos são inevitáveis para a agricultura como um todo. A banana, por exemplo, deve demorar mais para ficar madura e a qualidade também diminui, fazendo com que a oferta no mercado seja menor.
Uma possível geada forte, prevista para os próximos dias, pode causar prejuízos preocupantes. Por isso, a antecipação da colheita, se faz necessária para que esse risco diminua.
- Temos também de intensificar o ensaque de cachos, que é a colocação de uma proteção sobre os cachos a fim de minimizar os danos que foram possíveis em função do frio – explica o engenheiro agrônomo da Epagri/Ciram, Darlan Rodrigo Marquesi.
A colheita antecipada também vem sendo solicitada pelos distribuidores. O problema é que nem todos os cachos estão prontos e, após colhidos, demoram mais para amadurecer.
Fonte: G1 – SC