Brasília-DF (11/12/17) – Em reunião bilateral paralela à Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Buenos Aires, neste domingo (10), o Mercosul anunciou a abertura das negociações comerciais com a Coreia do Sul.
A Coreia do Sul é um mercado estratégico para o agronegócio brasileiro. O país é o 9º maior importador mundial de alimentos, comprando US$ 26,9 bilhões do mundo para garantir a oferta de alimentos para seus 50,6 milhões de habitantes.
Segundo levantamento da CNA, alguns dos principais produtos com potencial exportador para a Coreia do Sul são: carne bovina, milho, carne suína, farelo de soja, soja, açúcar de cana, café verde, óleo de soja e tabaco.
“A CNA defendeu ativamente junto ao governo a abertura dessa importante negociação que beneficiará o produtor rural ao melhorar o acesso dos produtos agropecuários brasileiros ao mercado coreano”, afirmou a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.
Do total das importações agropecuárias da Coreia do Sul apenas 5% tem como origem o Brasil. Em 2016, as exportações brasileiras para o país asiático representaram U$$ 2 bilhões de dólares com potencial para que seja alcançado até U$$ 12,5 bilhões em vendas externas após a concretização do Acordo.
O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) já aprovou a abertura do mandato das negociações entre o Brasil e a Coreia do Sul. A expectativa é que Mercosul e Coreia do Sul anunciem o calendário de negociações no primeiro semestre de 2018.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
Fonte: Canal do Produtor