Nem El Niño, nem La Niña. A meteorologia prevê neutralidade climática para os próximos meses, o que requer atenção do produtor rural ao planejar o plantio da safra 2017/2018. A avaliação foi feita nesta terça-feira (15/8) pela Somar Meteorologia, em conversa transmitida pelo perfil da Globo Rural no Facebook.
- Nossos estudos não estão mostrando um padrão de La Niña. Para o começo do ano que vem, isso ainda pode mudar um pouco mais. Por enquanto, é neutralidade com viés frio – explica a meteorologista da Somar, Graziela Gonçalves.
Os mapas de tempo mantêm, pelo menos por enquanto, a previsão de atraso na regularização do regime de chuvas, o que deve ocorrer só em outubro. Ficará difícil antecipar o plantio, especialmente no Centro-oeste. “As chuvas não virão de forma regular”, diz Graziella.
Na conversa com Globo Rural, ela mostrou as previsões para o tempo nos Estados Unidos, onde as lavouras estão em fase de desenvolvimento. Ainda em meio ao chamado “mercado climático”, o Departamento de Agricultura do país (USDA) revisou para cima a previsão para a safra local de soja.
Fonte: Globo Rural