A primeira semana de julho começa com chuva sobre o Rio Grande do Sul, devido a uma frente fria que avança sobre a região e provoca pancadas de chuva principalmente no sudeste do Estado.
No decorrer dos próximos dias, a frente fria vai continuar se deslocando pelo centro-sul do país. Mas logo se afasta para alto-mar e não tem potencial para causar instabilidades em áreas como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Por conta disso, o tempo vai continuar bastante seco nesses Estados. Chove apenas de forma fraca e isolada em algumas áreas do litoral da região Sudeste.
Por enquanto, os maiores volumes de água previstos se concentram sobre o extremo norte do Rio Grande do Sul, onde pode voltar a chover forte na quarta-feira (4/7), o que atrapalha as atividades de campo na região.
Risco de geada
Além da frente fria, uma massa de ar frio provocará baixa de temperatura especialmente na Campanha Gaúcha e também entre as Serras Gaúchas e Catarinense. Em pontos bastante isolados nessas áreas, pode haver geada na madrugada de quarta-feira.
De quinta-feira em diante, o frio perderá intensidade e as temperaturas ficam mais amenas até pelo menos o final da primeira quinzena do mês de julho, quando há novamente previsão de entrada de massa de ar mais frio no centro-sul.
Confira, no vídeo abaixo, o boletim meteorológico com Heloisa Pereira, da Somar Meteorologia:
Os dados são da ferramenta Agrosomar, que oferece previsões de curto e longo prazo, além de previsão climática, para auxiliar o agricultor no planejamento da rotina e estratégia de trabalho para as próximas estações.
Fonte: Revista Globo Rural