CLIMA-WEB

CLIMA E PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Proximidade com a Amazônia faz com que o regime de chuvas do estado sofra pouca variação. Paulo Cesar Sentelhas alerta para cuidados com o solo para garantir nutrientes.

O pesquisador Paulo Cesar Sentelhas, da Universidade de São Paulo (USP), esteve presente em um evento em Palmas para discutir a relação entre o clima e a produção agrícola. Ele falou sobre o estudo que tem desenvolvido e sobre as vantagens competitivas do estado. Para o professor, o clima do Tocantins é um dos mais estáveis do Brasil.

“O Tocantins se enquadra, apesar de existir diferenças dentro do estado, mas ele como um todo se enquadra dentre as regiões que sofrem mais influência dos climas amazônicos e consequentemente menor variabilidade climática e, portanto, sem grandes impactos na produtividade da soja”, diz ele.

O especialista em meteorologia da USP, Luiz Carlos Molion, acrescenta que não há previsão de grandes alterações no regime de chuvas nos próximos 10 anos. Em 2018 o Tocantins bateu recorde na produção de grãos, com as lavouras tento resultados 4% melhores que no ano anterior.

Sentelhas alerta, no entanto, que alguns cuidados com o manejo do solo e o respeito ao período da entressafra são necessários para garantir que os nutrientes continuem presentes. A chuva começou mais cedo este ano, o que deve favorecer uma boa safra em 2019.

Fonte: G1



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.