O clima quente e seco na região Sul do Brasil tem dificultado o início da semeadura do trigo. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (19/4), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“No Paraná, onde não há previsão de chuvas para as próximas semanas, triticultores estão preocupados com um possível atraso no início do cultivo. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o plantio deve começar em maio e junho, respectivamente. As expectativas são de menores áreas em todos esses estados”, informa a instituição.
Quanto aos preços do trigo, os indicadores do Cepea mostram comportamentos diferentes, dependendo da região. No Paraná, a referência para o cereal acumula queda de 0,52% neste mês, fechando na última segunda-feira (18/4), a R$ 765,48 a tonelada. No Rio Grande do Sul, a situação é de alta acumulada de 1,9%, com a cotação a R$ 676,15 por tonelada na segunda-feira.
“O baixo volume disponível no mercado nacional ainda mantém produtores firmes nos valores pedidos. O comprador, por sua vez, segue adquirindo apenas volumes pequenos e pontuais – com a desvalorização do dólar, a importação do cereal, principalmente do Mercosul, é favorecida”, avalia o Cepea.
Fonte: Revis Globo Rural
Fonte: Canal do Produtor