Chuvas

CHUVAS VOLUMOSAS E GENERALIZADAS ATÉ O FINAL DE OUTUBRO

Até o final do mês de outubro, chuvas generalizadas de moderadas a alta intensidade devem tomar a maior parte do Brasil, segundo apontam os mapas de tendência de precipitação acumulada do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

No período de 16 até 24 de outubro, o mapa mostra que chuvas leves a moderadas são previstas sobre a maior parte do país. Apenas pontos do extremo Oeste do Nordeste é que devem apresentar condição mais seca. Altos volumes são esperados no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

No segundo mapa, de 24 de outubro até 01 de novembro, as chuvas seguem sobre a maior parte do Brasil, seguindo pontos do Nordeste com baixos volumes de chuva e em uma área maior, chegando até pontos do Norte. As chuvas seguem moderadas a fortes em pontos do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Meteorologistas lembram que apesar de apresentar uma mudança na condição de chuvas nos próximos dias, esses mapas do NOAA apontam tendências e podem sofrer modificação com a proximidade dos eventos.

Os mapas do NOAA confirmam a informação de Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre a chegada de uma nova frente fria a partir do dia 18 no Sul e deslocamento para área central.

“Já é um padrão mais propriamente dito das condições de chuva do centro do Brasil, já está mais distribuído”, disse Assis Diniz em entrevista ao Notícias Agrícolas na segunda-feira (14).

O especialista alerta que produtores de soja aguardam precipitações.

As previsões de Francisco de Assis indicam ainda que a partir do dia 18, a frente fria se encontra com a umidade amazônica, promovendo boas chuvas também em parte do Matobipa a partir do próximo dia 20. A tendência é de que as condições de chuvas fiquem melhores em novembro.

Fonte: Notícias Agrícolas



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.