O mês de outubro começa com uma perspectiva de chuvas mais volumosas para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, segundo informações divulgadas pela Climatempo. Porém, até a consolidação dessas previsões, em muitas localidades, principalmente no Centro-Oeste, os produtores ainda aguardam as precipitações para realizarem a semeadura do grão com segurança. Até a última semana, 5% da área estimada para a safra 2016/17 já havia sido plantada, de acordo com dados da consultoria AgRural. Em igual período do ano anterior, o índice era de 3%.
Paraná
No Estado, a semeadura da soja chegou a 14% da área prevista para essa safra até o último dia 26 de setembro, de acordo com a última atualização do Deral (Departamento de Economia Rural). Contudo, em algumas localidades, os trabalhos nos campos já caminham para a finalização.
Esse é o quadro em Guaíra, onde cerca de 90% da área projetada para essa temporada já foi cultivada com a soja, apesar das chuvas irregulares. “Temos em torno de 70% do plantio realizado, mas cerca de 70% dos agricultores arriscaram e plantaram no pó apostando nas chuvas. Nesta segunda-feira (3), está chovendo na nossa região, uma chuva boa para umedecer o solo”, completa o presidente do Sindicato Rural do município, Silvanir Rosset.
Em Goioerê, o presidente da Aprosoja PR, José Eduardo Sismeiro, ressalta que, 80% da área já foi plantada com a soja. “Tivemos chuvas de 30 mm no final de semana e iniciamos a segunda-feira ainda com precipitações. Ainda assim, temos situações diferentes no estado, uma vez que as regiões Norte e Sudoeste ainda iniciam os trabalhos nos campos”, completa a liderança.
Ainda segundo informações da Climatempo, ao longo desta segunda-feira, as áreas de instabilidade avançam e há risco de chuva forte e generalizada no Norte e Leste do estado. No Sul do Paraná, há risco de temporais isolados.
Fonte: Notícias Agrícolas – 03/10/2016
A notícia Chuvas previstas para os próximos dias devem contribuir para o avanço do plantio da soja apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP