Para os próximos sete dias, a chuva vai continuar intensa sobre o central e Norte do Brasil. São mais de 50 milímetros previstos em Mato Grosso e Rondônia, entre 20 e 50 milímetros em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e entre 10 e 30 milímetros em Goiás e Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A semana será praticamente seca e com temperatura em elevação no Sul e em Mato Grosso do Sul.
No sul do Maranhão, a chuva prevista para esta semana não será suficiente para grande aceleração da instalação nas lavouras. No entanto, significa o fim do período seco. Já no Espírito Santo, a chuva forte avançará para o norte do estado, atingindo a região de São Mateus e Linhares. Os temporais ficarão concentrados sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. A chuva intensa até acontecerá, porém de forma mais pontual.
Para a próxima semana, entre 25 de novembro e 3 de dezembro, a chuva aumenta sobre a região Sul e prosseguirá sobre o Sudeste e Centro-Oeste. “Sem bloqueios atmosféricos, as frentes frias continuam varrendo o país levando precipitações significativas para várias áreas produtoras”, explica Celso Oliveira, da Somar.
Com chuva e nuvens mais frequentes, a temperatura não sobe muito na maior parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O calor será intenso no Sul e em Mato Grosso do Sul até a quinta-feira, dia 21, e as máximas devem se aproximar dos 40°C no sul de Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul. No fim de semana, a passagem de uma frente fria traz vendaval e queda da temperatura sobretudo no Rio Grande do Sul e no leste dos Estados de Santa Catarina e Paraná.
Fonte: Canal Rural