Depois de quase um mês de tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste, as principais regiões agrícolas do Brasil devem ver chuvas generalizadas a partir da próxima semana, segundo meteorologistas.
Se confirmado, o tempo chuvoso na região Sudeste, maior produtora de café e cana do país, deve assegurar o bom desenvolvimento dos cafezais, que tiveram floradas há pouco tempo.
A umidade geral também irá permitir que os produtores de grãos plantem com mais tranquilidade a soja e o milho na região Centro-Oeste.
Meteorologistas dizem que as chuvas vão se tornar mais regulares e frequentes nas próximas semanas, o que pode afetar a colheita de cana.
A Somar Meteorologia previu de 30 milímetros a 50 milímetros de chuvas na principal região cafeeira do Brasil, no sul de Minas Gerais e norte São Paulo, entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro.
A Somar também afirmou que chuva generalizada deve alcançar os Estados de grãos de Centro-Oeste, como Mato Grosso e Goiás, no mesmo período.
De acordo com o serviço Agriculture Weather Dashboard, da Thomson Reuters, os modelos mostram chuvas mais fortes nos últimos dias do mês de outubro no Sudeste do Brasil, especialmente nas áreas de cana e café.
Fonte: Globo Rural