A previsão do tempo aponta para o retorno das chuvas em áreas que vem sofrendo com o stress hídrico do solo. No entanto, as precipitações não se espalham em grande parte do país e algumas áreas ainda devem permanecer com baixa umidade do solo.
“A condição para as chuvas para a região central começa a melhorar a partir da semana que vem. Os maiores volumes voltam a atingir o Mato Grosso do Sul e Paraná e isso tem efeito para a umidade do solo. Para outras áreas, mesmo com expectativa de chuva, o solo não vai repor os níveis de umidade” – diz Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
O especialista alerta para o avanço do frio, que pode se espalhar pelo centro e Sul do Brasil e trazer mudanças para o tempo na virada de abril. “Isso não é um bom sinal pela questão de o ar frio ser mais seco. Com isso, temos a expectativa de diminuição das chuvas no decorrer do mês de maio”, alerta Oliveira.
As precipitações, aliás, devem ser menores em algumas partes do Brasil pelos próximos três meses. Isso porque o clima ainda sente os efeitos do La Niña. Segundo o meteorologista, os volumes ficam acima da média no Norte e em partes da região Norte. Por outro lado, as precipitações devem ser menores em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte da região Sul.
Fonte: Canal Rural