A sexta-feira, 11, na região Sul ainda começa com tempo firme, mas as condições mudam até o fim do dia. A elevação da temperatura, principalmente no Rio Grande do Sul, já sinaliza as alterações do fim de semana, associadas à chegada de uma frente fria. Na noite de sexta, o sistema jáprovoca chuva no extremo sul gaúcho, na região de Chuí. Algumas áreas do oeste do estado, como Uruguaiana, têm expectativa de 100 milímetros de chuva nos próximos dias.
“Essa chuva pode atrasar o plantio do arroz e novamente interromper a colheita do trigo, depois de uma semana de tempo mais favorável para os trabalhos em campo”, diz Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
No sábado, 12, há previsão de chuva nas áreas de fronteira com o Uruguai, com risco de temporais localizados. No leste de Santa Catarina e Paraná, há condição para formação de nevoeiro. À noite pode chover também no noroeste paranaense, mas de forma bem isolada.
Ainda não há previsão de chuva para as demais áreas do Sul, e o dia será marcado por sol e calor, aumentando a expectativa de muitos produtores de soja do Paraná. O estado é o mais atrasado na instalação da cultura da oleaginosa no país.
No domingo, 13, a chuva associada à frente fria e aos ventos no alto da atmosfera se espalha pelo Sul. O risco de temporal é maior no Rio Grande do Sul, sendo que nas áreas de fronteira com o Uruguai o volume de água será elevado.
A próxima semana segue com tempo instável na região. Até o dia 20 de outubro, há expectativa de chuva forte; depois disso os volumes diminuem, mas as instabilidades não cessam completamente
Fonte: Canal Rural