A busca por novos mercados para os embarques de material genético e de ovos férteis deverá ganhar uma força a mais com o novo padrão de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), oficializado nesta semana pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A afirmação é do presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.
Conforme explica, o novo CZI simplificou e reorganizou o modelo interior, tratando de informações e os protocolos sanitários que geralmente são demandadas pelos potenciais importadores, durante o processo de abertura de mercados.
Com este padrão, conforme ressaltado pelo MAPA em comunicado direto à ABPA, será possível à associação, durante o processo de busca por novos mercados ter em mãos a certificação padrão determinada pelo ministério para os embarques do segmento de genética avícola.
- Tendo estas informações em mãos, conseguimos pular algumas etapas e agilizar as negociações para a abertura de mercados para o segmento. Isto é algo bastante favorável, em especial, quando mercados que estão em meio à emergências sanitárias demandam importação de pintos e ovos férteis – destaca Turra.
O novo CZI será disponibilizado pelo Mapa sempre em formato bilíngue, em português/inglês, português/espanhol e português/francês.