Levantamentos feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, divulgados nesta quarta-feira, 2, apresentaram divergências em relação à lucratividade do setor leiteiro em 2019.
Enquanto a CNA concluiu que no acumulado do ano houve prejuízo de 11% estimulado pelo aumento de custos, o Cepea apontou que a renda foi positiva puxada pelo aumento no preço pago pelo litro.
Mas segundo análise Benedito Rosa, ex-secretário do Ministério da Agricultura e comentarista do Canal Rural, as pesquisas não possuem divergências e que os estudos só possuem objetivos diferentes.
“A pesquisa do Cepea se baseia em números dados por empresas e cooperativas. Eles somam todos os números e mostra uma média ponderada”, afirma.
“Já a CNA buscou números de estados em que há produção menores, que refletem melhor a situação do pequeno produtor do Brasil. A federação mostra números mais ligados a realidade, que infelizmente não tende a melhorar”, afirma.
Fonte: Canal Rural