Os custos de produção da pecuária devem se manter estáveis em 2019, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). “Uma vez que os preços dos grãos, que compõem cerca de 14% do gasto de confinadores, podem não variar fortemente”, explica a instituição, com base em levantamento realizado junto com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
No caso do milho, analistas do Cepea indicam que as cotações podem variar entre estabilidade e queda neste ano. “Isso porque os produtores foram incentivados pelos bons preços do grão nos últimos meses e pelo rápido semeio da soja, que beneficiará o cultivo da segunda safra de milho”, explica.
Já para a soja, a equipe da entidade indica que a expectativa de nova safra recorde em 2019 pode não se concretizar, pois o crescimento na área será insuficiente para compensar a possível queda na produtividade. O clima seco em dezembro antecipou o ciclo das lavouras implantadas em setembro, prejudicando o potencial produtivo em muitos estados brasileiros.
Veja a matéria completa no site do Canal Rural.
A notícia Cepea aponta custo de produção favorável à pecuária em 2019 apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP