As exportações de carne de frango iniciaram novembro demonstrando comportamento bastante tímido comparativamente a meses anteriores, visto que nos sete primeiros dias do mês os embarques registrados apresentaram, pela média diária, o menor volume dos últimos 13 meses.
Em outras palavras, o total acumulado no período – perto de 100 mil toneladas – correspondeu a embarques diários de 14.216 toneladas, resultado 10,95% e 2,86% inferior aos observados no mês anterior e no mesmo mês do ano passado.
Tal resultado, projetado para os 20 dias úteis de novembro, sugere total mensal pouco superior a 284 mil toneladas, volume que, se confirmado, irá corresponder ao menor embarque mensal dos últimos 13 meses. Ou seja:ocorrerá recuo não apenas em relação ao mês anterior (-15%), mas também em relação a novembro de 2016 (quase 3% a menos).
Comparativamente, ainda, ao mês anterior, nem a evolução do preço médio é promissora, pois a evolução registrada não vai muito além de meio por cento. Assim, a receita cambial esperada também tende a uma redução próxima de 15% frente à de outubro passado.
Já em relação a novembro de 2016 o preço médio atual apresenta incremento de 8,5%. Assim, mesmo que o volume do mês retroceda cerca de 3%, a receita cambial obtida deve ficar mais de 5% acima da alcançada um ano atrás.
Fonte: Avisite