O Centro de Desenvolvimento Agrícola (CEDA) da cidade de Comayagua, localizada em Honduras, na América Central, foi o cenário onde se reuniram técnicos e estudantes, no período de 26 a 30 de outubro último, para participar do Curso de Produção de Sementes de Hortaliças, atividade capitaneada pelo pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) Warley Nascimento.
O curso se insere no âmbito das ações previstas no Projeto de Cooperação Técnica Trilateral compartilhado entre Brasil, Honduras e Estados Unidos e envolve a parceria entre a Embrapa, a Empresa de Ciência e Tecnologia Agropecuária (Dicta– Honduras), a Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAG – Honduras) e a Universidade da Flórida. Organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a capacitação faz parte, entre outros registros de atividades, do Reforço à Segurança Alimentar e Nutricional na Região Sul de Honduras – Fase I.
Entre os participantes da capacitação, o pesquisador sublinha a importância da presença de gerentes das estações experimentais e dos técnicos do programa de sementes da Dicta; de técnicos de Certificação de Sementes (Certisem) do Serviço Nacional de Saúde Agropecuária (Senasa); de estudantes da Escola de Agricultura Luis Landa; e de agentes do Centro Experimental de Desenvolvimento Agropecuário e Conservação Ecológica (Cedace), “multiplicadores das tecnologias de produção de sementes abordadas durante o curso”.
- Honduras tem grande potencial na área de produção de hortaliças e de sementes, e o uso de tecnologias ao alcance do produtor cria oportunidades para a diversificação da produção de alimentos com produtos mais ricos em vitaminas para o consumo da população, ao mesmo tempo em que estimula os cultivos rentáveis – considera Nascimento.
Ele acrescenta que os temas abordados durante o curso foram pensados justamente para o alcance dessa condição:
- Foram apresentados, por exemplo, sistemas de produção de sementes de hortaliças a partir da semeadura, do cultivo em estufas e da colheita de cenoura, tomate e alface, entre outras hortícolas – afirmou.
Para o encarregado da Estação Experimental La Tabacalera de Dicta em Comayagua, Roney Martinez,
- Foi bastante produtivo aprender sobre a produção de sementes de variedades de hortaliças que estão mais ao alcance do produtor, o que vai resultar em um custo mais baixo e uma melhor qualidade – falou.
Martinez também destacou na capacitação as tecnologias voltadas para a colheita e armazenamento de sementes de hortaliças, informações que serão replicadas para os produtores de hortaliças de Honduras.
Fonte: Embrapa