SOJA-MAIS-WEB

CÂMBIO SUSTENTA PREÇO DA SOJA

Mesmo com oscilações ao longo do ano, as cotações da soja no Brasil se mantiveram sustentadas em 2015, um movimento explicado especialmente pela taxa de câmbio. A avaliação foi divulgada nesta segunda-feira (28/12) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

- Na média anual, os preços estiveram maiores que os de 2014. Na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, os preços de soja em grão subiram no primeiro trimestre de 2015, tiveram médias mensais mais estáveis no segundo trimestre e voltaram a reagir de forma expressiva no segundo semestre – informam os pesquisadores, em nota.

Um movimento refletido nos indicadores da instituição. Só no mês de dezembro, o preço médio está 17,7% maior que o do mesmo mês no ano passado, de acordo com a referência com base no Porto de Paranaguá (PR). Durante praticamente todo o mês, a saca se manteve acima do patamar de R$ 80. O preço médio anual ficou 5,3% maior no mercado de balcão, e no mercado disponível, 6,2% superior.

- Por outro lado, o câmbio também foi sentido nos custos da safra 2014/2015, ainda que a disparada do dólar tenha ocorrido já na reta final da temporada – ressalta a nota.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.