Os embarques de café verde registraram recorde em outubro, favorecidos pelo câmbio, mostraram nesta terça-feira dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
As exportações do Brasil, maior produtor e exportador da commodity, somaram 3,31 milhões de sacas, alta de 13 por cento ante setembro. Também excederam em 7 por cento os embarques de outubro de 2014, quando o recorde anterior havia sido registrado.
"A desvalorização da nossa moeda torna bastante rentável o café brasileiro para o importador", destacou o sócio-diretor da corretora Escritório Carvalhaes, Sérgio Carvalhaes, em Santos (SP).
Segundo ele, as desvalorizações do real ante o dólar tendem a pressionar as cotações do café na bolsa de Nova York, mas não reduzem os preços para o consumidor final ao redor do mundo, o que indica boas margens para os importadores e forte interesse de compra do produto brasileiro.
"O Brasil vem sempre trabalhando com embarques grandes nesse último ano… Para nós (esse recorde no registro da Secex) não surpreende", disse o analista.
Fonte: Reuters
Fonte: Canal do Produtor