Preço do Café

CAFÉ: REDUÇÃO NA OFERTA PODE FAVORECER PREÇOS

A safra brasileira de café para a temporada 2019/20 deverá se situar entre 56 e 58 milhões de sacas, com destaque para a recuperação na colheita do tipo conilon. Segundo avaliação do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a produção a nível nacional não será suficiente para atender a demanda do consumo mundial estimado em mais de 3 milhões de sacas ao ano.

 “A depender dos reflexos dos baixos preços praticados sobre a tecnologia adotada pelos cafeicultores, o ano de 2020 poderá trazer grande redução na oferta mundial do produto, posicionando a cafeicultura brasileira como a que mais se aproveitará de uma eventual alavancagem nas cotações”, destaca o IEA.

Houve aumento de 23,7% nos estoques mundiais para o ano safra 2018/19, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em seu relatório de dezembro de 2018, totalizando 37,05 milhões de sacas do produto. Tal elevação atua como âncora no processo de formação dos preços em Nova York, promovendo a queda constatada em março e que se arrasta desde meados de 2017.

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.