A comercialização da safra 2017/18 de café do Brasil chegou a 66% até o dia 12 de dezembro, segundo levantamento da Safras & Mercado. As vendas avançaram seis pontos percentuais em relação ao mês anterior, mas estão atrasadas ante o mesmo período de 2016.
Neste mesmo período, no ano passado, a comercialização do grão brasileiro já estava em 74%. Ainda assim, os dados deste ano estão à frente da média dos últimos cinco anos, que é de 64%.
Levando em conta o levantamento de produção da consultoria Safras & Mercado para a temporada 2017/18, que foi estimado em 50,45 milhões de sacas de 60 kg, foram comprometidas até o momento 33,46 milhões de sacas.
Segundo o analista da Safras, Gil Carlos Barabach, a queda de braço entre compradores e vendedores, mesmo surtindo pouco efeito nos preços, continua travando o fluxo de negócios. As vendas com safra nova praticamente estagnaram. Enquanto, no disponível observa-se negócios pontuais, seguindo necessidade de venda do produtor mais curto de caixa ou o desejo de um comprador bastante curto.
Fonte: Canal do Produtor