"Para 2015, o Departamento de Agricultura Norte Americano estima que o Brasil deva exportar 46 milhões de toneladas"

Brasil x EUA: quem será o líder mundial em exportação de soja em 2015?

A ‘corrida’ entre Brasil e Estados Unidos pela liderança mundial na exportação de soja continua. O Brasil foi o maior exportador em 3 dos últimos 10 anos, em 2006, 2013 e 2014 enquanto os Americanos lideraram o ranking em 7 dos 10 últimos anos. Talvez uma análise mais relevante, seja o fato de que em 2 dos últimos 3 anos o Brasil liderou o ranking mundial em exportações da oleaginosa. Será que o domínio brasileiro continuará em 2015?

Para 2015, o Departamento de Agricultura Norte Americano estima que o Brasil deva exportar 46 milhões de toneladas enquanto a Conab estima as exportações brasileiras em 47,7 milhões de toneladas. Em contrapartida, o USDA estima que os EUA exportem 48,7 milhões de toneladas este ano. Ou seja, pelo menos nas estimativas até aqui, os americanos lideram. O ritmo de exportação dos EUA da safra atual é recorde e certamente justifica tais estimativas. Por outro lado, as exportações de soja do Brasil na safra atual tem tido um lento início devido ao atraso no plantio e as recentes dificuldades logísticas. A própria Conab, reconhecendo isto, reduziu suas estimativas de exportação de soja do Brasil de 49,6 para 47,7 MTs no seu relatório de Fevereiro frente ao de Janeiro.

Para que o Brasil reine novamente como maior exportador global de soja, o ritmo de exportação nos próximos meses deverá ser recorde. Duas perguntas restam na cabeça de muitos participantes em relação à isto: 1) será que o Brasil conseguirá superar os problemas logísticos recentes e também ritmo de vendas por parte de produtores abaixo do normal e acelerar suas exportações à partir de Março? e 2) será que a China não saciou a maioria de sua demanda já dos EUA na primeira metade do ano comercial e por isso, sobraria um pouco menos para o Brasil exportar?

São questões e dinâmicas interessantes que podem ter efeito direto nos preços durante as próximas semanas aqui em Chicago…



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.