As importações de etanol pelo Brasil começaram 2019 em baixa. Considerando os meses de janeiro e fevereiro, as aquisições já somam 220.146 m³. O número representa uma queda de 27% em relação ao volume importado nos dois primeiros meses de 2018 (297.319m³), segundo dados levantados pela DATAGRO Consultoria.
Neste ano, a maior parte da carga importada chega pelo Porto de Itaqui (MA). De todo volume adquirido pelo Brasil neste ano, 86.686 m³ passaram pelo local, representando 37% do total. As movimentações pelo porto são facilitadas devido a uma menor de cobrança de ICMS para o escoamento de etanol.
Ainda segundo a DATAGRO, o recuo nas importações é reflexo da queda nos preços do biocombustível no mercado brasileiro, que por sua vez é puxada pela alta dos estoques na Região Centro-Sul.
A nível interno, os preços do etanol ao produtor, tanto anidro, quanto hidratado, apresentaram as maiores quedas desde outubro/18, movimento considerado atípico para este momento de entressafra no Centro-Sul. Esse cenário é resultado de estoques maiores nesta temporada. Em 15 de janeiro deste ano, os estoques de etanol hidratado na região estavam avaliados em 4,192 bilhões de litros, forte alta de 76,8% sobre o volume registrado em mesmo período do ano passado.
Fonte: DATAGRO