Em 2018, foram produzidas mundialmente 4,5 milhões de toneladas de soja certificadas pela RTRS (Associação Internacional da Soja Responsável). Deste volume, 85% são de origem brasileira, o que posiciona o Brasil como líder mundial no cultivo sustentável da oleaginosa.
Segundo declara a entidade, 226 fazendas brasileiras são certificadas pela RTRS. A produtividade nessas propriedades é 11,5% maior que a média nacional.
O Maranhão é o estado brasileiro líder na produção de soja sustentável certificada pela RTRS. De acordo com a entidade, das 2,9 milhões de toneladas da oleaginosa cultivadas no estado em 2018, 30% (875 mil tons) foram certificadas com o selo de sustentabilidade. Cultivadas em 37 fazendas situadas principalmente na região sul do estado, essas lavouras ocupam uma área de 234 mil hectares,
Para obter e manter a certificação RTRS, as fazendas precisam ter, entre outros requisitos, gerenciamento de resíduos, práticas de gestão para reduzir o uso de agroquímicos, rotação de culturas (soja – milho – plantas de cobertura do solo), monitoramento em tempo real (plantio, colheita) para controle de cada hora de uso de máquinas e cada litro de agroquímico, por exemplo. Todas as propriedades são auditadas anualmente.
Fonte: DATAGRO