A lista de produtos da agricultura familiar com direito a bônus no mês de maio foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ação ocorre no âmbito do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).
A Portaria Nº25, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), aponta quais os produtos que ficaram abaixo do preço mínimo no mês de abril e o valor do bônus calculado pela Conab. Os produtos que têm direito ao benefício são: babaçu e cacau (amêndoas), borracha natural cultivada, cana-de-açúcar, castanha de caju, tomate, trigo e triticale.
O bônus é concedido aos agricultores familiares em forma de desconto nas operações e parcelas de crédito rural que serão pagas ou amortizadas no período de 10 de maio a 9 de junho de 2016. A operação deve ser feita por meio de agentes financeiros e operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O benefício é válido apenas para os estados nos quais o preço ficou abaixo do mínimo, entre eles o Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Os preços de mercado e o valor do bônus de desconto previstos na portaria utilizam como referência o mês de abril de 2016.
Confira aqui os valores de cada produto.
Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB