drone_portal

BÔNUS BENEFICIA AGRICULTORES FAMILIARES DE DIVERSOS ESTADOS

Dez produtos agrícolas contarão, este mês, com bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), por terem registrado preços de mercado inferiores ao preço de garantia no mês de outubro, em vários estados. Têm direito ao benefício produtores de babaçu (amêndoa), borracha natural, cacau (amêndoa), cará/inhame, além de cebola, leite, manga, sorgo, trigo e triticale.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula, mensalmente, os preços de mercado e o bônus com base nos preços médios do mês anterior nas principais praças de comercialização desses produtos. A diferença percentual entre os dois valores é revertida em desconto na parcela mensal dos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Entre 10 de novembro a 9 de dezembro, o babaçu, por exemplo, terá bônus em cinco estados: Pará (61,67%), Tocantins, (58,54%), Ceará, de (69,29%), Maranhão, (51,57%), Piauí (22,65%). É também o produto com o maior bônus em todos os estados. Já a borracha natural receberá bônus para a Bahia (4,5%), Goiás (12,5%) e São Paulo (4%). Com relação ao trigo, serão contemplados os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul (24,75%), São Paulo (1,62%), Paraná (19,05%), Rio Grande do Sul (18,74%) e Santa Catarina (8,02%).

As informações foram publicadas nesta terça-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU). Os preços de mercado e o bônus de desconto atendem ao estabelecido na Resolução n° 4.350, de 10 de julho de 2014, do Conselho Monetário Nacional.

Clique aqui e acesse a íntegra do documento.


Mais informações para a imprensa:

Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br

Fonte: CONAB



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.