A balança comercial de lácteos teve um déficit de 1.538 toneladas em fevereiro, déficit 73% menor que o apresentado no mês anterior. Em valores, o déficit da balança de lácteos registrou queda de 78,5% com relação a janeiro, mas continua com saldo negativo de US$ 2,46 milhões.
As exportações apresentaram alta, tanto em volume quanto em valor. Em fevereiro, foram exportados US$19,34 milhões de dólares de produtos lácteos, um aumento de 96% frente a dezembro. O maior volume das exportações foi o de leite condensado, que aumentou de 777 para 2.821 toneladas, valor quase quatro vezes maior que o registrado em janeiro. Os principais destinos do leite condensado foram a Arábia Saudita (destino de 43,2% do total exportado do produto) e os Emirados Árabes Unidos (17,8%).
Outro produto que apresentou alta nas exportações em fevereiro foi o leite em pó integral, que teve alta de 85% sobre as exportações de janeiro. O principal comprador foi a Venezuela, destino de praticamente todo o leite em pó exportado (99,7%).
As importações tiveram queda de 6,6% em volume. Os produtos que tiveram maior redução no volume importado foram o leite em pó desnatado (-55,9%) e o soro de leite (-27,2%). Em contrapartida, houve aumento de 11,8% no volume importado de leite em pó integral, de 17,2% no de manteigas e de 22,9% no de queijos. Os principais fornecedores de leite em pó (tanto integral quanto desnatado) foram a Argentina (56,1%) e o Uruguai (35,8%).
Analisando as quantidades em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para a fabricação de cada produto), a quantidade importada foi de 55,7 milhões de litros em fevereiro, queda de 12,9% em relação a janeiro. Em contrapartida, as exportações em fevereiro duplicaram, registrando alta de 108,7% em relação ao mês anterior.
No saldo acumulado dos primeiros dois meses do ano, o déficit da balança comercial de lácteos em equivalente-leite é de 63,4 milhões de litros. Volume 36,1% ao registrado no mesmo período do ano passado, que havia sido de 99,2 milhões de litros.
Fonte: Milk Point
Fonte: Canal do Produtor