As exportações de carne bovina in natura no Mato Grosso do Sul totalizaram 12 mil toneladas em janeiro. O resultado é 11,7% superior em relação aquele observado em mesmo período do ano passado. O faturamento com as vendas do produto chegou a US$ 43 milhões, destacam dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), compilados pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul).
De acordo com a entidade, o resultado foi impulsionado pela adoção de tecnologias por parte dos pecuaristas, entre as principais estão: Inseminação artificial por tempo fixo, melhoramento genético, transferência de embriões, drones para acompanhar o rebanho, entre outros.
Em 2018, as vendas externas de carne bovina (considerando os tipos in natura, industrializada e miudezas) apresentaram o terceiro maior resultado da história, somando 153,6 mil toneladas, ficando apenas aquém das negociações de 2013 (156 mil toneladas) e 2014 (165 mil toneladas). O Chile, que respondeu por 22% da receita obtida em 2018, é o principal importador da carne produzida no Estado.
Fonte: DATAGRO