colheita-trigo-web

AUMENTAR O CONSUMO DE TRIGO

Expandir o consumo e o plantio de trigo no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, é o principal desafio da cadeia nacional do cereal. Esse é um dos temas debatidos na 3ª edição da Conferência Latino Americana de Cereal (LACC3), que termina hoje (1º de abril), no ExpoUnimed, em Curitiba. Essa é a primeira vez que o evento acontece no Brasil.

- Estamos aqui para saber as tendências mundiais de demanda e montar esse quebra-cabeça da oferta”, contextualiza Maximiliano Permartiri, gerente comercial da empresa organizadora Granotec.

O consumo anual per capita de trigo no Brasil está na faixa de 45 quilos. A quantidade é metade da registrada na Argentina e países da Europa. De acordo com Marcelo Vosnika, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), problemas logísticos interferem diretamente no consumo brasileiro.

- É mais barato trazer trigo dos Estados Unidos do que levar o grão cultivado no Sul para o Norte e Nordeste – reforça Vosnika.

Ainda segundo o executivo, o baixo consumo dos brasileiros também está relacionado aos hábitos culturais da população.

- No Norte e no Nordeste a mandioca é mais comum. Além disso, muitas pessoas estão deixando de consumir porque acham que o glúten [proteína presente no trigo] faz mal à saúde. Na verdade, a única restrição é para pessoas que têm intolerância ao glúten – explica.

Para Concha Collar, pesquisadora do Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos (IATA), órgão ligado ao governo da Espanha, também acredita que a proteína tem sido, de certa forma, injustiçada nos últimos tempos. Os estudos de Collar “investiga” novas possibilidades, até para as pessoas que são de fato intolerantes ao glúten.

- É muito difícil imitar um produto que tem o trigo. Pra substituí-lo, temos que acrescentar outros componentes, vitaminas, minerais. Pesquisamos outros cereais, como milho, quinoa, sorgo. Eles são muito nutritivos, muito ricos, e não contêm glúten, mas por enquanto tem uma aceitação baixa ou moderada – completa.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.