O sistema hidropônico vem sendo usado há bastante tempo na produção de hortaliças, principalmente em folhosas como a alface. A produção de alface de qualidade começa na aquisição ou cultivo de mudas vigorosas e com boa sanidade.
Quando as plantas não crescem, provavelmente está ocorrendo um problema em alguma parte do manejo no sistema. Uma hipótese é a existência na água de irrigação de elementos químicos, como cloro e boro, que podem afetar o crescimento da cultura. Por isso, recomenda-se fazer a análise química e biológica da água e manter a sua temperatura em cerca de 25 ºC.
Outra possibilidade é o uso de solução nutritiva, que deve ser equilibrada tanto na qualidade dos nutrientes quanto na condutividade elétrica e no pH. A alta temperatura nas tubulações também pode influenciar o funcionamento do sistema.
Dê preferência para modelos de coloração branca, pois apresentam baixa absorção de energia solar, evitando aquecimento dos tubos e da solução próxima à planta e à zona radicular da alface. Um diagnóstico mais preciso pode ser realizado por um técnico ou engenheiro agrônomo do município ou região.
Fonte: Globo Rural