Empresas brasileiras de arroz prospectaram cerca de US$ 8,3 milhões em negócios para os próximos 12 meses durante participação em feira de alimentos na Arábia Saudita. A informação foi divulgada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), com base em estimativa do projeto Brazilian Rice, que reuniu quatro indústrias nacionais na Foodex Saudi, em Jeddah.
O Brazilian Rice é uma parceria entre a Associação que representa a indústria do setor (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil). No estande do projeto, foi preparada uma ação de degustação do arroz brasileiro por compradores sauditas e de outros mercados.
Maior comprador de alimentos do Oriente Médio, a Arábia Saudita é um dos mercados-alvo do projeto, que tem como meta exportar 10 mil toneladas de arroz por ano para o país. Só de janeiro a outubro de 2017, foram 7 mil toneladas, publicou a Câmara Árabe.
Segundo a organização da Foodex Saudi, as importações de alimentos e bebidas pelos sauditas deverão alcançar US$ 34 bilhões em 2020. Atualmente, são US$ 21 bilhões. A feira de alimentos reuniu este ano 214 expositores de 32 países, que representaram 520 marcas.
Fonte: Revista Globo Rural