leite (1)

AQUISIÇÃO DE LEITE SOBE 6,9% NO 2O. TRIMESTRE NA COMPARAÇÃO ANUAL

A aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 5,85 bilhões de litros no 2o. trimestre, aumento de 6,9% na comparação anual, mas recuo de 5,8% em relação ao trimestre imediatamente anterior, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (12).

A série histórica, iniciada em 1997, mostra a sazonalidade do setor leiteiro: os menores índices anuais de captação costumam ocorrer nos 2° trimestres, devido ao período de entressafra nas principais bacias leiteiras. Na comparação com o mesmo período em 2018, o acréscimo de 375,69 milhões de litros de leite captados em nível nacional é proveniente do aumento registrado em 22 das 26 UFs participantes da Pesquisa Trimestral do Leite.

Em nível de Unidades da Federação, os aumentos mais relevantes, em valores absolutos, ocorreram em Paraná (+79,78 milhões de litros), Santa Catarina (+65,67 milhões de litros), Goiás (+64,71 milhões de litros), Minas Gerais (+53,71 milhões de litros), São Paulo (40,38 milhões de litros) e Ceará (19,14 milhões de litros). As reduções mais significativas ocorreram Rondônia (-16,26 milhões de litros) e Espírito Santo (-6,53 milhões de litros). Minas Gerais continuou liderando o ranking nacional de aquisição de leite, com 24,8% da aquisição nacional, seguida por Paraná (13,0%) e Rio Grande do Sul (12,9%).

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.