Mais de quatro toneladas de sementes irregulares de capim foram destruídas após serem apreendidas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) nesta quarta-feira (18). A apreensão foi na BR-153, próximo de Paraíso do Tocantins, na região central do estado. A carga estava sem documentação fiscal. Todo o material foi destruído e o motorista multado em R$ 2,7 mil.
O motorista do caminhão foi abordado pela Policia Rodoviária Federal (PRF) por suspeita de excesso de carga. Segundo a Adapec, no veículo estavam 200 sacos de aproximadamente 25 kg. O órgão informou que os sacos não tinham identificação e havia terra junto com os grãos, o que configura fraude no peso.
Além da falta de documento, as sementes não tinham comprovação de procedência e dos padrões de germinação e pureza. O motorista não informou o destino da carga e o material foi destruído em um aterro sanitário da cidade.
Segundo a Adapec, sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais. O órgão alerta que os produtores comprem esses produtos em estabelecimentos licenciados pela Adapec, exijam a nota fiscal e o termo que indica origem, lote e validade do produto.
Fonte: G1 TO