Quinze animais Devon de cabanhas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão participar da Expoingá, uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do país, que acontece até 19 de maio, no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro.
O ponto alto será no dia 18 de maio, sábado, quando ocorre o julgamento da raça, as 14h. O jurado será o diretor da ABCD Alfredo Tavares, proprietário da Cabanha Timbaúva de Pedras Altas (RS). À noite, Tavares também vai ministrar palestra técnica em que falará sobre as vantagens da carne e as qualidades nos seus cruzamentos. Os participantes vão saborear cortes nobres de Carne Devon Certificada.
De acordo com a Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, a demanda por carnes com qualidade premium é crescente.
“A Devon é uma raça que se caracteriza pela uniformidade da capa de gordura com o marmoreio, aquela gordura entremeada nas fibras da carne, e isso resulta em mais sabor e maciez”, explica.
Simone lembra que o Devon, que tem origem inglesa, é um animal com bom desenvolvimento, de estrutura forte com linhas harmoniosas. “Eles são dóceis, elegantes e de fácil adaptabilidade, e essas características se refletem na qualidade da carne. O Devon está presente nos 3 estados do Sul do país, e já se destaca também no Mato Grosso do Sul. Os animais estão conquistando novos criadores, é por isso que a nossa expectativa é de crescimento da raça”, afirma.
Sobre a Carne Devon Certificada – O Programa Carne Devon Certificada completa 2 anos neste mês de maio. No período foram abatidos cerca de 3 mil animais com o Selo de Certificação, entre novilhos castrados e novilhas. Atualmente os cortes nobres Devon podem ser encontrados em 130 pontos de venda em SC. Todos os abates ocorrem no Frigorífico São João, também em Santa Catarina. A presença do selo de certificação nas embalagens garante ao consumidor a rastreabilidade do produto e a aprovação em rigorosos critérios de qualidade.