A Associação Brasileira de Angus foi uma das agraciadas na 5ª edição do Prêmio Folha Verde, concedido pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O destaque foi divulgado nesta terça-feira (20/10) e definido pela comissão julgadora em reunião na segunda-feira. O grupo de avaliadores foi formado por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor agropecuário do Estado.
O Prêmio Folha Verde é concedido a personalidade e instituições que atuam em prol do desenvolvimento do agronegócio em 10 categorias. Os candidatos foram indicados por 20 deputados estaduais. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, é um orgulho receber tamanha distinção. “O prêmio Folha Verde é reconhecido como um dos mais conceituados méritos do agronegócio gaúcho. Essa conquista compreende o trabalho de muitas pessoas nesses mais de 50 anos de desenvolvimento da raça no Brasil e é a todas elas que dedicamos essa conquista”, salientou Weber.
A apuração dos votos foi comandada pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito (PP), e a lista com os escolhidos foi homologada pela Mesa Diretora da Casa nesta terça-feira. Os nomes estarão oficializados no Diário Oficial da ALRS desta quarta-feira (21/10).
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 07 de dezembro, às 18h, em solenidade no Teatro Dante Barone da ALRS.
Os vencedores:
1. Agrícola: Tarcísio José Minetto – Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS;
2. Pecuário: Associação Brasileira de Angus;
3. Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS);
4. Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs – Sescoop/RS;
5. Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva – Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETAG-RS);
6. Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda.;
7. Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural – Emater;
8. Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETAG-RS);
9. Público Agropecuário: Emater;
10. Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. (Coopeg).
Membros da Comissão Julgadora:
Além do presidente da CAPC, deputado Adolfo Brito; fizeram parte da Comissão Julgadora representantes das instituições: Grupo Record (Elder Ogliari – Correio do Povo); Grupo RBS (Gisele Loeblein – Zero Hora); Rede Pampa (Armando Burd); Rede Bandeirantes (Lizemara Prates); Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Ildara Vargas – Secretária Adjunta da Agricultura, Pecuária e Irrigação); Delegacia Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ana Lúcia dos Santos Stepan – Fiscal Federal Agropecuário); Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul-ADJORI/RS (Jair Francisco de Souza – Jornal Estação, Capela de Santana); Associação Riograndense de Imprensa-ARI (Mario Eugenio Villasboas da Rocha); e Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Milton Simas – Presidente).
Fonte: Associação Brasileira de Angus
Fonte: Canal do Produtor