As cadeias produtivas da sociobiodiversidade serão debatidas em mesa-redonda na próxima quarta-feira (20), em Manaus, com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento. O evento é promovido pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e tem como objetivo discutir temas como avanços na produção de óleos vegetais e castanha-do-brasil, manejo sustentável do pirarucu, entre outros.
A Conab apresentará as ações e programas do governo federal de incentivo às cadeias produtivas da sociobiodiversidade. Serão mostrados os instrumentos de compras públicas – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Compra Institucional – e a Política de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
Além da Companhia, participam da mesa Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Associação dos Comunitários que Trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ) e Rede Maniva de Agroecologia (Rema). Os interessados em participar poderão fazer sua inscrição por meio de formulário disponível no site: www.amazonianativa.org.br
Serviço:
Mesa-redonda Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade: desafios e oportunidades
Local: Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas, Bloco T, prédio do Centro de Ciências Agrárias do Ambiente (cca), sala copaíba.
Horário: 9 às 12h
Fonte: CONAB